5 Indicadores de RH que sua empresa precisa ter atenção!

Com o mercado cada dia mais competitivo e dinâmico, é importante que o gestor esteja sempre atento à performance da sua empresa e de seus colaboradores.

Estar atento ao nível de performance e tentar aprimorá-lo constantemente pode ser o diferencial que a sua empresa precisa para se destacar no mercado ou simplesmente para sair de uma situação ruim

Mas como saber se sua empresa está indo bem ou mal nesse sentido?
Como saber se é o momento de investir em treinamentos para a equipe?Como saber se é o momento de investir em infraestrutura?
Como saber se os processos adotados pela empresa são os melhores?

Os indicadores podem ser a resposta para todas essas perguntas.

De acordo com a Harvard Business, empresas que investem em seu RH tem desempenho 51% maior do que outras que não investem tempo e dinheiro nesse setor tão importante, e para se criar um RH estratégico são necessários dados concretos para análise e tomada de decisões.

Segundo o famoso consultor de negócios Joseph Moses Juran, “Gerenciar é controlar e agir corretamente. Sem controle não há gerenciamento. Sem medição não há controle”. Pensando nessa máxima, separamos alguns dos principais indicadores utilizados nos departamentos de RH das empresas.

Com o uso dos indicadores, será possível entender a realidade do seu negócio baseando-se em dados e, com eles, adotar medidas para melhorar constantemente a performance da empresa e do seu setor. Que tal passar a usar os índices a seu favor?

Turnover

Saber a taxa de Turnover, ou seja, a rotatividade que a empresa apresenta, é um medidor chave do negócio. Essa taxa consegue mostrar se existe ou não um problema interno que está levando a altos custos com desligamentos, funcionários insatisfeitos e altos custos com processos de admissão.

Conhecer e controlar essa taxa gera um ganho de tempo e de dinheiro, uma vez que é mais barato e fácil manter e desenvolver o colaborador, do que trocá-lo.

Para calcular essa taxa, devemos dividir o número total de funcionários desligados em um período pelo número total de funcionários da empresa, o resultado deve ser multiplicado por 100 e é recomendável que essa taxa se mantenha abaixo de 5%.

$$ \text"N° de funcionários desligados" / \text"N° total de colaboradores" \text" x 100" $$

Por exemplo, uma empresa teve 22 desligamentos em um determinado período e o número total de colaboradores era de 109. Qual a taxa de turnover?

$$ 22/109 = 0,2018348 * 100 = 20,19 % $$

Isso significa que a taxa de turnover dessa empresa nesse período foi de 20,19%.

Absenteísmo

A falta de funcionários pode ser um desastre quando o assunto é atendimento e funcionamento da empresa ou loja, por esse motivo, a taxa de absenteísmo deve ser controlada e compreendida para que situações extremas não ocorram, como por exemplo: Abrir as portas da empresa e não ter a quantidade necessária de funcionários para atender os clientes.

Seria horrível não é?

Para medir o absenteísmo, devemos achar a média de dias que houveram faltas e dividir isso pelo número de dias trabalhados no mês. O resultado deve ser multiplicado por 100.

$$ \text"Média de faltas" = \text"N° total de faltas de todos os colaboradores" / \text"Número total de colaboradores" $$
$$ \text"Absenteísmo médio" = \text"Média de faltas" / \text"N° de dias trabalhados no mês" $$

Não existe uma taxa normal de absenteísmo, pois cada falta tem seu motivo específico, mas ele deve ser mantido o mais baixo possível.   

Custo com hora extra

Toda empresa precisa, em algum momento, de ficar aberta fora do seu horário convencional, esse tempo a mais de trabalho é repassado para os funcionários como horas extras. Essas horas tem um custo adicional para a folha de pagamento.

O problema é quando essas horas estão representando uma parte grande da folha de pagamento e estão deixando o custo geral da empresa mais alto.

Para controlar esse gasto, devemos pegar o custo total com horas extras e dividir pelo custo total da folha de pagamento, o resultado deve ser multiplicado por 100.

$$ \text"Custo total com Horas Extras" / \text"Custo total da Folha de Pagamento" * 100 $$

Essa taxa deve ser monitorada com frequência pois caso esteja sofrendo muitas alterações, pode significar que a empresa precisa alocar melhor seus funcionários ou contratar mais gente.

Taxa de satisfação dos colaboradores

Gerir pessoas é uma tarefa árdua e complexa, principalmente quando se fala em gestão humanizada com foco em qualidade de vida, um assunto muito abordado em encontros, palestras e eventos de inovação na área de RH.

Não é à toa toda essa atenção, uma pesquisa feita recentemente pela Universidade da Califórnia provou que um funcionário feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais que outros.

Para contabilizar essa força extra de produtividade, devemos fazer 3 perguntas chave para o colaborador e ele deve responder com notas de 0 a 10, são elas:

  • Quão motivado você se sente trabalhando aqui?
  • Quão valorizado você se sente trabalhando conosco?
  • Quão satisfeito você está com seu local trabalho?

Os resultados devem ser apurados individualmente, as notas serão somadas e divididas por 3, depois subtraímos 1, dividimos o resultado por 9 e multiplicamos por 100.

$$ {\text"Média de notas" = \text"Nota da pergunta 1 + Nota da pergunta 2 + Nota da pergunta 3" / 3} - 1 $$
$$ \text"Taxa de Satisfação" = {\text"Média de notas" / 9} *100 $$

Ex.: (No caso de todas as respostas serem 10)

$$ \text"Média de notas" = {{10 + 10 + 10} / 3} - 1 = 10 - 1 = 9 $$
$$ \text"Taxa de Satisfação" = { 9 / 9} *100 = 100 % $$

Produtividade dos colaboradores

Esse é o cálculo de maior peso, não só para o setor de RH, mas para a empresa como um todo. A taxa de produtividade dos colaboradores mostra a relação entre o faturamento da empresa e as horas trabalhadas.

Com esse cálculo, é possível mostrar fácilmente se a empresa está indo bem e faturando mais do que gastando por hora trabalhada ou se está em uma situação crítica e precisa de repensar toda sua estrutura ou organização para continuar funcionando.  

A conta é simples, pegamos o valor total de faturamento da empresa em um determinado período e dividimos pelo número de horas totais, trabalhadas por toda a empresa, naquele mesmo espaço de tempo.

$$ \text"Produtividade" = \text"Faturamento total da empresa no período" / \text"Horas totais trabalhadas pelos colaboradores no período" $$

O resultado será o valor em reais que sua empresa fatura por hora.

Ex.: Se cada trabalhador trabalha, por exemplo, 180 horas por mês, o faturamento mensal da empresa foi 50 mil reais e a empresa tem apenas 10 trabalhadores, temos então:

$$ 180 * 10 = \text"1800 horas por mês" $$

Dividindo o valor do faturamento pelo número de horas, temos:

$$ 50.000 / 1800 = \text"R$27,78 por hora" $$

Conclusão

Todos esses indicadores são mais um passo para o futuro do RH, onde todos precisarão ter noção de gerenciamento para continuar atuando no mercado.

Seguindo a máxima “O que não se mede, não se gerencia”, temos que estar sempre inovando e criando novas maneiras de desenvolver e gerenciar pessoas. Esse desafio que estamos vivendo hoje, com certeza causará grande diferença amanhã.

Uma metodologia que pode ser muito útil para você neste momento é a Gestão da Força de Trabalho. Vale a pena conferir e entender mais a fundo o que é isso.

Não há desafio grande o bastante que não possa ser vencido com metas, planejamento e esforço. Os seus objetivos podem e devem ser grandes, mas vão ser muito mais prazerosos se soubermos como trilhar o caminho para atingi-los, e os indicadores vão te ajudar com isso.

Está preparado para medir o desempenho e otimizar os resultados de sua empresa?

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco!

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