Faz tempo que o RH de muitas empresas passou a ter uma visão mais estratégica sobre o negócio e começou a ter uma atuação também mais estratégica.
Isso significa que o RH parou de ser “aquele setor que só contrata, demite e faz laboral” e se tornou um setor que se preocupa com toda a empresa, com o clima empresarial, o bem estar dos colaboradores e com a capacitação de todos.
Essa capacitação pode ser tanto pessoal quanto profissional, e agora é função do RH se preocupar em como desenvolver o colaborador pessoalmente e profissionalmente.
Mas o que isso tudo tem a ver com a liderança nas empresas?
Como o RH passou a se preocupar com o bem estar e a capacitação dos colaboradores, é importante que as equipes da empresa tenham bons líderes, para que todos trabalhem com máxima eficiência.
O RH pode criar esses líderes.E nós vamos te ajudar com isso.
Quais características um líder deve ter?
“Um estoque pode ser gerenciado; pessoas devem ser lideradas por meio de exemplos”.
Essa é uma frase do famoso empresário americano Ross Perot. Além de exercer o papel de ser um exemplo para todos em sua equipe, independente do tipo de liderança que você deseja exercer e inspirar, alguns fatores são de extrema importância:
- Estabelecer objetivos claros;
- Conhecer-se pessoalmente e profissionalmente;
- Sair de sua zona de conforto e estar disposto a enfrentar mudanças;
- Transformar as metas em ações e ferramentas de melhoria;
- Praticar, praticar e praticar os novos comportamentos.
Depois desses fatores importantes, é indispensável conhecer exatamente qual a sua forma de liderar (ou a forma de liderar da pessoa que você está treinando), pois isso permitirá que se tornem uma referência positiva para todo seu time, proporcionando crescimento e resultados significativos.
Independente da forma de liderança que você tem ou que quer trabalhar e de qual se adeque melhor a seu segmento de trabalho, todo líder deve partir do princípio das seguintes características: visão, coragem, responsabilidade, integridade, vitória e cooperação.
- Visão: permite um direcionamento claro do futuro que se deseja alcançar e, por isso, inclui valores, missão, propósito e objetivos, tornando-se a característica mais importante de um bom líder;
- Coragem: está relacionado a não ter medos, iniciando ações sem totais garantias, correndo riscos ao longo do caminho;
- Responsabilidade: você toma como seus os acertos e, principalmente, os erros do seu time, levando a equipe tudo o que pode ser aprendido ao longo do caminho, com transparência e integridade;
- Integridade: está relacionado à conduta correta da pessoa, visando sempre a honra, ética e justiça;
- Vitória: foco total na missão, nos propósitos e nos valores;
- Cooperação: trabalho sempre em equipe, despertando o melhor nas pessoas e permitindo que elas contribuam sempre com o seu melhor.
Os 3 Tradicionais Tipos de liderança
Toda pessoa que exerce ou precisa exercer o papel de líder deve conhecer qual a sua forma de liderança e entender se ela realmente é adequada ao seu princípio, ao seu modelo de negócio e a sua equipe.
Conhecer as formas existentes, as vantagens e desvantagens e como se enquadrar em cada um dos modelos, pode ajudá-lo a definir qual o mais adequado para sua liderança. Dentre os modelos existentes, os principais são: Liderança Autocrática, Liderança Democrática e Liderança Liberal.
Liderança Autocrática
É a Liderança Autoritária, onde o líder impõe suas ideias e decisões ao grupo, que por sua vez deve segui-las sem diálogo aberto. Nesse tipo de liderança, há dominação, emissão de ordens por uma lado, e obediência e temor pelo outro.
Quando há abuso de poder, a equipe sofre por falta de motivação, descontentamento e fica com a moral ferida. Caso sua liderança seja a Autoritária, você deve tomar muito cuidado para não abusar de seu poder, pois todas as decisões estão centradas em você.
Dentre as poucas vantagens desse modelo, há velocidade na tomada das decisões e os processos podem ser mais produtivos.
Antigamente, esse modelo era o mais encontrado dentro da maioria dos segmentos de empresas. Porém, atualmente, esse modelo vem sendo deixado de lado cada vez mais, pois remete às característica de chefe e não de um líder inspirador.
A maioria das empresas percebeu que esse tipo de liderança não desperta o melhor dos colaboradores.
Liderança Democrática
Diferente da Liderança Autocrática, a Liderança Democrática é voltada para a participação de cada membro da equipe nas tomadas de decisões e execução de tarefas. Assim, o líder atua como um suporte à equipe e a atuação dos funcionários é valorizada, recompensada e muito incentivada.
As vantagens desse modelo giram em torno do contentamento da equipe em poder participar das decisões, além de permitir mais criatividade, visto que mais pessoas poderão participar em conjunto para encontrar as melhores soluções.
Esse tipo de liderança traz mais horizontalidade para as empresas e para as equipes.
Porém, há dificuldades quando aparecem questões urgentes para serem resolvidas, onde o líder terá que assumir a posição de decisor final ou quando a equipe é inexperiente, podendo não estar preparada para esse tipo de liderança e de responsabilidade.
Liderança Liberal
Nessa liderança, os membros da equipe não possuem controle de horário de expediente ou restrição quanto ao espaço físico de trabalho.
Se apresentada há 10 anos atrás, pareceria loucura, não é mesmo? Mas esse modelo é hoje empregado em várias empresas gigantes, como por exemplo a Google.
Esse modelo é útil para avaliar a maturidade da equipe e o relacionamento interpessoal do time. A principal vantagem é aumentar o grau de confiança dos membros da equipe para 100%.
As pessoas passam a trabalhar baseadas em metas e não em cumprir uma carga horária rígida em um local físico específico.
O papel do líder nesse sistema é ser o facilitador e estimulador da criatividade da equipe.
A desvantagem desse modelo acontece caso a equipe não esteja preparada em maturidade, responsabilidade, experiência ou conhecimento para corresponder às expectativas depositadas nela, não conseguindo cumprir as atividades da maneira desejada e nem realizar as entregas nos prazos definidos.
Um novo tipo de liderança está surgindo
Partindo do pressuposto que todo líder assuma as características citadas acima, atualmente, um termo que vem se destacando ao referir-se a liderança é o “Líder Coach”.
Ser um Líder Coach é agir com flexibilidade, inovação e superação de expectativas para obter mais resultados. As principais características de um Líder Coach são:
- Jamais impor usando poder: um gestor autoritário acaba desmotivando e diminuindo o potencial de inovação de sua equipe;
- Ser referência em comunicação: comunicar é essencial para ser transparente, condizente e bem interpretado por todos os colaboradores;
- Buscar incessantemente por conhecimento: busque se aperfeiçoar com frequência para sempre demonstrar confiança e conhecimentos técnicos. Além disso, conheça bem o mercado que a empresa atua;
- Conhecer tudo sobre a equipe: buscar entender as particularidades e necessidades de cada um do seu time, tendo uma relação boa com eles, procurando motivar e extrair o melhor de cada um;
- Ser flexível sempre: entender que mudanças são comuns e que manter uma postura conservadora poderá frear grandes progressos;
- Admitir os seus erros: ao cometer erros, deve-se admiti-los e corrigi-los. Mostrar responsabilidade e ser um exemplo para sua equipe;
- Ouvir sempre: escutar sua equipe e ser capaz de aceitar sugestões. Ideias boas são sempre bem vindas;
- O foco são as pessoas: vivenciar o cotidiano da equipe e estar sempre atento às ações e sentimentos de cada pessoa;
- Os exemplos da empresa tem que começar pelo líder: ser pontual, responsável, inspirador e leal. Ganhar a confiança e ser um exemplo para a equipe;
- Equilíbrio: manter sempre a inteligência emocional;
- Saber estimular metas: a melhor cobrança é por meio de metas. Mas deve-se tomar muito cuidado para não estipular metas impossíveis de serem alcançadas, além de serem inalcançáveis, elas causarão um ambiente estressante;
- Incentivar a participação e o trabalho em equipe: criar uma equipe mais ativa, engajada e motivada;
- Delegar responsabilidades: ao fazer isso, o líder auxiliará no desenvolvimento e amadurecimento da equipe, que por sua vez, ganhará experiência e aprendizado;
- Feedbacks são muito importantes: corrigir falhas e elogiar acertos de cada colaborador. Tomar muito cuidado ao coletar dados concretos para realizar sua avaliação e na forma como será realizada a conversa com cada pessoa. Nunca esquecer de motivar atitudes positivas e reconhecer o esforço da equipe;
- Não adiar tomadas de decisões: um bom líder deve saber se posicionar, senão passará a imagem de insegurança e indecisão.
E então, está pronto para se tornar e ajudar as pessoas da sua empresa que precisam exercer papéis de liderança a se tornarem um Líder Coach?