A gestão de benefícios é uma das estratégias para reter os talentos. Pensando além do salário que é pago ao funcionário pelo trabalho prestado, empresas estão tentando cuidar do bem-estar dos mesmos, ponderando o que elas poderiam proporcionar para que eles gostem do local em que trabalham.
As empresas estão ficando cada vez mais atentas aos funcionários que trabalham nelas. Aquele pensamento de uma pessoa ser substituível na sua função está mudando, agora as empresas têm tentado encantar os trabalhadores, enxergando os funcionários como pessoas, em vez de números.
O motivo disso é a necessidade de ter em suas organizações profissionais talentosos, qualificados e que acreditam na empresa em que trabalham.
No texto de hoje, vamos esclarecer um pouco sobre essa estratégia.
O que você verá nesse texto:
- O que é gestão de benefícios?
- Porque ela é importante?
- Direitos x benefícios
- Como fazer uma gestão de benefícios
O que é gestão de benefícios?
Como foi dito anteriormente, as empresas estão cada vez mais preocupadas em atrair e reter os talentos em seu quadro de funcionários. Em contrapartida, as pessoas em geral estão ficando cada vez mais exigentes com a escolha do local de trabalho.
Não é apenas o salário que importa, benefícios e ambiente de trabalho também são um fator decisório. A gestão de benefícios é um gerenciamento de todos esses incentivos que a empresa oferece aos seus colaboradores.
Mas porquê gerir benefícios é tão importante?
Atrair com benefícios é uma prática muito boa, pois os funcionários não se preocupam mais somente com o salário, mas é importante lembrar que as despesas que a empresa tem com o pagamento de um colaborador são maiores do que parecem, e acrescentar benefícios aumenta isso ainda mais.
Por esse motivo é importante saber pesar e descobrir quais serão os melhores incentivos para o “público interno” da empresa. Benefícios podem funcionar de maneira diferente para as pessoas, alguns atraindo e retendo mais do que os outros.
Uma gestão de benefícios bem feita, além de descobrir as melhores opções para a empresa, ajuda ela a economizar com gastos que não seriam necessários. Planejamento, pesquisa e negociação são ações rotineiras para isso acontecer.
Ainda não está convencido da importância de oferecer benefícios para os seus colaboradores? Listamos quatro motivos do porquê investir neles.
Redução de Turnover
Turnover nada mais é que a rotatividade dos colaboradores dentro de uma empresa. Como falamos no início do texto, encontrar o talento correto para cada função é uma tarefa difícil e importante para o setor de Recursos Humanos.
Por isso, quando encontrar essa pessoa, você precisa encantá-la para que ela não queira sair da empresa.
Muito além da função, do ambiente em que está e do salário, oferecer benefícios é algo que faz com que o colaborador não queira sair de onde está. Mas é necessário estar atento ao tipo de benefícios que está oferecendo. É preciso que ele tenha valor para a pessoa que receberá.
Motivar os colaboradores
Uma coisa muito importante é manter os funcionários motivados no horário de trabalho. Saber que serão beneficiados pelo que estão fazendo, faz com que a jornada de trabalho fique mais tranquila.
É preciso que as empresas entendam que o benefício não é apenas o salário, e sim pequenas ações a mais que podem fazer que os deixem felizes e motivados. Os benefícios são uma dessas ações.
Aumento na produtividade
É possível pensar que esses impactos da empresa estão uns ligados ao outro. Diminuir o turnover e motivar os funcionários fará com que a organização aumente a produtividade.
Quando se oferece benefícios além dos tradicionais para os colaboradores, faz com que eles se sintam valorizados e queiram fazer mais pela empresa que está se importando com eles.
Mais qualidade de vida
Estar em um ambiente que não olha para as necessidades do colaborador e não se importa com ele, muitas vezes afeta a saúde do mesmo.
Pensar em benefícios que proporcionam um bom ambiente de trabalho e pensam no colaborador acaba melhorando a qualidade de vida dos mesmos.
Um ambiente propício, causará menos estresse aos colaboradores.
Direitos x Benefícios
Você sabe a diferença entre direitos e benefícios? Muitos locais veem esses direitos conquistados pelas pessoas como benefícios, em alguns casos, eles até são oferecidos dessa forma para o colaborador.
Como exemplo podemos citar o “vale-transporte”: é uma obrigação da empresa e um direito do colaborador que seja fornecida formas dele chegar até o local de trabalho.
A diferença entre os dois é que os “direitos” estão presentes na Constituição das Leis Trabalhistas (CLT). Enquanto os benefícios opcionais são as coisas que as empresas oferecem sem que exista um peso de “obrigatório” por trás.
Direitos do trabalhador
Alguns dos direitos do trabalhador presentes na Constituição das Leis Trabalhistas são:
- FGTS – o empregador deve depositar, mensalmente, 8% do valor do salário do colaborador em uma conta específica referente ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
- 13º Salário – no final do ano, é direito do trabalhador receber o 13º salário, uma gratificação pelo trabalho realizado.
- Férias – A cada doze meses trabalhados, o colaborador tem direito a trinta dias de descanso remunerado.
Benefícios
Como benefícios podemos citar:
- Vale-cultura – é um benefício que proporciona ao colaborador um valor mensal para que ele gaste com coisas relacionadas a cultura: livros, ingressos para festas e shows populares, exposições, cinema, espetáculos, entre outros;
- Vale alimentação – Na Lei é dito que o salário recebido por um trabalhador já compreende sua alimentação. Ao longo do tempo Sindicatos de Classe vem negociando com Sindicatos Patronais se esse tipo de benefício será dado ou não.
- Plano de saúde para beneficiários – além de oferecer para o funcionário, deixar a opção de colocar filhos, cônjuge e pais como beneficiários do plano de saúde também, é uma boa prática;
- Auxílio-educação – incentivar e proporcionar condições para que os funcionários se aprimorem ou continuem os estudos é sempre um benefício que conquista as pessoas. Muito além de um auxílio financeiro, a empresa pode oferecer cursos na própria unidade.
- GymPass – um benefício que está conquistando várias pessoas é o GymPass, um passe em que dá descontos em mensalidades de academias para o colaborador.
Como fazer uma gestão de benefícios
Quer descobrir como fazer uma gestão de benefícios eficiente? Separamos algumas dicas para você!
Conheça seus funcionários
Antes de mais nada, é necessário conhecer seus colaboradores. Como você já viu neste texto, certos benefícios tem mais peso para algumas pessoas.
É muito importante entender quais são as preferências e prioridades de seus funcionários para que os benefícios oferecidos pela empresa sejam realmente valorizados. Nada adianta pagar e oferecer algo que não seja interessante para quem irá receber.
Um benefício que é a prova disso é o vale-presente. Ao invés de comprar algo que a pessoa nunca irá utilizar, porque não dar a oportunidade do colaborador escolher o que irá comprar?
Planeje, pesquise e negocie
Planejar, pesquisar e negociar, são três coisas muito importantes no gerenciamento de benefícios.
Pensando que dentro deles podemos colocar alguns dos direitos do trabalhador, como o vale transporte, é importante fazer uma gestão eficiente para que a empresa consiga dar o melhor para os trabalhadores, com o menor custo possível!
No planejamento, é necessário pensar em quais tipos de benefícios serão melhores para os colaboradores.
Na pesquisa, há a possibilidade de filtrar esses benefícios e descobrir os melhores fornecedores para eles.
Na negociação é o momento de fazer com que isso não se torne muito custoso para a empresa.
Aposte em empresas especializadas no trabalho
Existem empresas que são especialistas em gestão de benefícios e oferecem o serviço para facilitar a vida das organizações. Há um trabalho tanto terceirizado, em que a contratada faz todo a gestão, assim como a modalidade em que existe um trabalho de consultoria.
Ao escolher uma empresa, é recomendado que veja os clientes com que ela já trabalhou, para saber se o serviço dela atende o que a sua organização necessita. Ver cases de como o negócio dela ajudou outros, também é interessante.
Ter uma empresa especializada em Gestão de Benefícios é interessante para qualquer negócio. Essas organizações possuem expertise nessa área e ajudam seus clientes a oferecerem bons benefícios, sem necessariamente gastar muito.
Ou seja, ao analisar o negócio, os colaboradores e gerenciando os benefícios, eles oferecem formas de fazer com que sua empresa economize, além de ajudar sua empresa a otimizar ou automatizar um processo.
Gostou do texto? Compartilhe com algum amigo que precisa ler sobre isso!