Também chamada de Workforce Management lá fora, a Gestão da Força de Trabalho está chegando de forma tímida aqui no Brasil, mas promete crescer muito nos próximos meses.
Fazer a Gestão da Força de Trabalho é extremamente importante para uma empresa, apesar de muitas ainda não perceberem isso hoje. Porém, com o crescimento do assunto, as empresas irão perceber que precisam deste tipo de solução caso queiram ter melhores resultados no futuro.
Este mesmo tipo de fenômeno aconteceu com o Marketing Digital. Primeiro ele ficou extremamente forte fora do Brasil, depois começou a vir para cá de forma tímida e depois “explodiu” como tendência.
O que é a Gestão da Força de Trabalho?
Gestão da Força de Trabalho (GFT) ou Workforce Management (WFM) é um processo que utiliza softwares, serviços e, às vezes, hardware para gerenciar a alocação dos colaboradores de uma empresa e planejar isso de forma eficiente. Mas como isso é feito?
Um software de GFT deve conseguir predizer a demanda da empresa e alocar os recursos (na maioria das vezes humanos) de forma que consiga atender essa demanda da melhor forma possível.
Além disso, esse tipo de software deve entregar a possibilidade de gerenciar em tempo real se o que foi programado está sendo cumprido ou não. Além de ajudar a empresa a medir a produtividade de seus colaboradores.
Na maioria dos casos fora do Brasil, a GFT, ou WFM, é utilizada para colaboradores que são pagos pela hora, e às vezes são usados para trabalhadores assalariados.
Esses casos acontecem quando a empresa deseja que assalariados e os pagos pela hora usem o mesmo sistema de gestão de ausência ou quando os assalariados têm que alocar seu tempo para projetos e tarefas.
Aqui no Brasil, a necessidade de se utilizar soluções de Gestão da Força de Trabalho vem da existência das nossas Leis Trabalhistas, que garantem ao trabalhador um Descanso Semanal Remunerado (DSR), por exemplo
É importante ressaltar que a Gestão da Força de Trabalho ajuda a empresa a reduzir seu passivo trabalhista, reduzir as horas extras, alocar e gerenciar melhor os trabalhadores, gerenciar a performance deles e compreender melhor a demanda e o comportamento futuro da empresa.
Com todos esses benefícios, empresas têm começado a buscar cada vez mais soluções que entregam tudo isso.
Se você gostou deste texto, fique ligado nos próximos conteúdos do blog assinando a nossa newsletter!
Não se esqueça de compartilhar para amigos e colegas que possam achar esse texto útil!