Como aumentar a produtividade da sua Operação

como aumentar a produtividade da sua operacao

O setor de operações de uma empresa é muito importante, afinal é ele que ajuda a manter os processos da empresa otimizados e funcionando. Por este motivo, é de extrema importância sempre procurar aumentar a produtividade da sua Operação.

Você sabe como anda a produtividade desse setor na sua empresa? Sabe se é possível melhorar a forma com que ele realiza as tarefas diárias? O intuito desse artigo é trazer algumas dicas para te ajudar a aumentar a produtividade da operação da sua empresa.

Se interessou? Então continue lendo e vem comigo! 

O que você verá nesse texto:

  • O que é o setor de operações?
  • Como saber sobre a produtividade do meu setor de operações?
  • Como aumentar a produtividade do setor de operações?
  • Existe relação entre a produtividade da operação e as escalas de trabalho?

Mas o que é um setor de operações?

Antes de qualquer coisa, vamos começar do início, para aqueles que ainda não entendem muito bem esse setor. O setor de operações foi criado para gerenciar e auxiliar todos os processos da empresa. Isso mesmo, as pessoas que trabalham nesse setor tem que conhecer bem, tantos os trabalhadores, assim como áreas, funções e processos que a empresa utiliza e que precisam ser realizados.

Isso mesmo o que você leu. O setor de operações sabe de todos os processos que ocorrem dentro da empresa. Isso porque o seu papel principal é otimizá-los e ajudar para que sejam realizados sem maiores dificuldades. Então podemos dizer que esse setor é importante para o negócio e, para a estratégia da empresa.

Como saber a produtividade do meu setor de operações?

Já dissemos que Operações é um setor de grande importância para o negócio. Por isso, a produtividade dele tem que se manter sempre em alta. Você sabe como anda a produtividade do setor de operações da sua empresa?

Em primeiro lugar, é preciso que você entenda o que é produtividade. Muitos podem pensar que ser produtivo é entregar sempre mais, mas não é apenas isso. Está certo que a quantidade da entrega deve ser levada em conta, mas outros fatores precisam contar também.

“Fazer mais com menos e, sem perder a qualidade” é uma boa frase para ajudar a definir produtividade, porque é isso mesmo. Um setor/pessoa produtiva é aquela que produz muito, utilizando menos recursos, ou tempo, e sem perder a qualidade do resultado final.

Esse fazer mais com menos, também tem que estar ligado ao objetivo do negócio. Por exemplo, um “prato feito” em um restaurante comum, poderá ter mais pedidos e ser feito com maior agilidade e sem perder a qualidade que o restaurante propõe, do que um “a la carte” de um restaurante que preza por pratos preparados por chefs renomados.

Então, para descobrir sobre a produtividade do seu setor de operações você precisa se perguntar: qual é o objetivo do meu negócio? O que é qualidade para a empresa? Depois é preciso avaliar a produção, com a quantidade de recursos necessários para que ela ocorra.

Como aumentar a produtividade do meu setor de operações?

Já falamos sobre o que é um setor de operações, o significa produtividade e como descobrir a produtividade do seu setor de operações. Agora chegamos ao ponto, mas como aumentar a produtividade desse setor? Separamos algumas dicas que você pode levar em conta nesse momento.

Converse com seus funcionários

A primeira coisa que deve ser feita é conversar com seus funcionários. Busque saber o que eles precisam para que possam trabalhar com mais comodidade e prazer. A produtividade é ligada diretamente a cultura da empresa e com o ambiente de trabalho.

Se as pessoas que trabalham para você estão satisfeitas com o local e as condições de trabalho, elas provavelmente irão se sentir motivadas a sempre fazer o melhor.

Entenda os processos do setor

O setor de operações faz parte da estratégia da empresa, então caso queira melhorar sua produtividade é imprescindível que você saiba sobre todos os processos e funções que essa área é responsável. Entenda como funciona o trabalho deles e, o principal, as atribuições que podem ser otimizadas.

Otimize os processos

Otimização é a palavra-chave. Falamos sobre a importância desse setor para a empresa, e como ele ajuda a todos os processos da empresa funcionarem corretamente.

Mas existem funções e atribuições desse funcionário que poderiam ser auxiliadas pela tecnologia, fazendo com que o tempo gasto para executar essas tarefas 

Assim, o profissional de operações poderá ficar mais focado na estratégia do negócio, e como podem fazer com que outros setores da empresa produzam mais e melhor.

Você sabe como as escalas de trabalho tem relação com a produtividade do setor de operações?

Muitos já entendem perfeitamente o papel do setor de operações com as escalas de trabalho. Mas para situar os que ainda possam não saber, em empresas que trabalham sete dias na semana e/ou vinte e quatro horas por dia, planejar as escalas de trabalho dos colaboradores é uma das funções do setor de operações.

Mas fazer escalas não é tão simples como muitas pessoas pensam. Existem inúmeros tipos de modelos e leis que precisam ser respeitadas ao montar uma escala.

É necessário um grande conhecimento da legislação trabalhista, assim como dos acordos e convenções coletivas de trabalho. E, mesmo assim, são grandes as chances de infringir alguma lei.

As escalas, em muitas empresas, são feitas em planilhas de excel, e acabam tomando todo o tempo das pessoas que trabalham com essa função. Ou seja, ao invés de elas estarem utilizando suas horas de trabalho para pensar de maneira estratégica formas de otimizar os processos da empresa, estão fazendo um único trabalho.

Esse fato, por si só, mostra uma falta de produtividade no setor. Mas ela não é causada pelos funcionários e sim pela falta de meios de agilizar e otimizar o processo.

Mas existe uma solução para otimizar minhas escalas?

Hoje, existe uma forma de fazer a gestão das escalas de trabalho. 

A gestão das escalas de trabalho abrange desde a criação das escalas de trabalho, conferência da execução das escalas através da batida de ponto e análise de dados e desempenho da escala e dos funcionários.

“Como faço isso?” você deve estar se perguntando. A resposta é: através de um software de gestão das escalas, que cria escalas de maneira rápida, ágil e segura, sem infringir nenhuma lei, possibilita a análise da execução do ponto e entrega dados para análises de desempenho.

Donos de empresas podem estar se perguntando o que ganham com a otimização das escalas por meio de um software. A resposta é simples: se as escalas criadas por esse software não violarem nenhuma lei, as multas e processos trabalhistas reduzirão drasticamente.

Além disso, sua operação, seu departamento pessoal e seu setor de recursos humanos terão um processo otimizado, e isso vai possibilitar que as pessoas desses setores dediquem mais tempo a outras atividades que também são muito importantes para a empresa.

Conclusão

No texto de hoje, falamos um pouco sobre a importância do setor de operação, além de produtividade: o que é, e algumas dicas para aumentá-la. Além disso, foi possível dizer como a otimização de escalas de trabalho, pode aumentar a produtividade desse setor.

Entre as dicas, está a otimização da gestão de escalas de trabalho. Agora nós perguntamos, sua empresa faz escalas de trabalho? Como elas são feitas?

O que você achou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários e assine a nossa newsletter para receber notificações sempre que colocarmos algum conteúdo novo!