Recursos Humanos: conheça o setor!

Para vários trabalhadores o departamento de Recursos Humanos é um lugar temido. O motivo disso acontecer é porque esses profissionais são encarregados de realizar contratações e demissões dos colaboradores, assim como aplicar advertências quando necessário.

Mas essas são só algumas das muitas funções que são responsabilidade do profissional de RH.

Você sabe o que é o setor e, o que o profissional que trabalha nele faz?

Este artigo tem o intuito de esclarecer um pouco sobre essa área, temida e amada nas empresas. Porque não são apenas notícias ruins que eles trazem, não é mesmo?

O que é o RH?

O setor de Recursos Humanos em uma empresa é responsável pelos colaboradores, desde o momento de admissão até a saída deles. Entre esses dois momentos, todas as atividades de desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador são realizadas pelo Departamento de Recursos Humanos.

Além disso, o departamento é responsável por averiguar a saúde da empresa em relação aos seus colaboradores, ou seja, saber se o ambiente está sendo propício para o trabalho ou não, verificando até mesmo se existe algum profissional com conduta inadequada: reclamações sobre o comportamento de colegas, por exemplo, devem ser feitas nesse setor.

O RH para as empresas

A relação entre o colaborador e a organização sempre carregou um pouco de tensão. Por muito tempo, as pessoas eram consideradas substituíveis no seu local de trabalho, fazendo com que elas exercessem suas funções com medo de que, a qualquer momento, poderiam ser demitidas.

Essa forma de ver o colaborador mudou.

Agora, colaboradores são vistos como insubstituíveis, por causa do talento que cada um possui. Isso fez com que o papel do RH se tornasse essencial para as empresas, sendo responsável por mediar a relação entre as duas partes.

Mas como surgiu esse departamento?

A área de Recursos Humanos surgiu no final do século XIX e início do século XX. Com a revolução industrial as empresas viram a necessidade de ter um profissional para cuidar das questões dos trabalhadores.

Com o passar do tempo, o setor passou por inúmeras transformações, de nome e de abordagem de trabalho. Hoje, além de Recursos Humanos, também o encontramos como Gestão de Pessoas.

A abordagem do profissional dessa área e das empresas com os trabalhadores, também mudou.

Antes as pessoas que trabalhavam eram vistas apenas como mais uma, sendo facilmente substituídas, hoje, em vários locais o colaborador é tido como o bem mais precioso da empresa, sendo considerado único. Em muitas delas, o RH é responsável por, além de captar o talento correto para aquela organização, mantê-lo na empresa.

Ter uma rotatividade grande de colaboradores não é mais visto como algo normal e as empresas têm tentado diminuir isso cada vez mais, com ações como: melhora do ambiente de trabalho, organização de treinamentos para desenvolvimento pessoal e profissional, além de reconhecer e premiar a todos pelo bom trabalho realizado.

Características do profissional de RH

Mas o que um profissional do RH deve ter para trabalhar nesse setor? Existe um tecnólogo chamado “Gestão de Recursos Humanos” mas, muito além do curso, um profissional de RH precisa ter algumas características para se dar bem nessa área, afinal, lidar com pessoas não é uma tarefa muito simples e nem para qualquer um.

Ter inteligência emocional

Algo importante e muito difícil é saber identificar as suas próprias emoções e lidar com elas, isso se torna ainda mais relevante para o profissional do RH. Ele não terá que identificar apenas as suas emoções, mas também a dos colaboradores da empresa.

O profissional precisa compreender as pessoas que estão trabalhando na organização, e entender as emoções deles é um passo muito importante para isso. Um grande desafio para as pessoas que trabalham nesse setor é saber separar o próprio sentimento do das outras pessoas.

Saber mediar conflitos

Conseguir mediar conflitos é outra característica importante. Por mais que o ambiente da empresa seja bem tranquilo, desavenças entre colaboradores podem surgir, e é de responsabilidade desse profissional saber mediar nessas situações.

Ter senso crítico

“Crítico” é uma palavra muito delicada, pois muitas pessoas ligam essa palavra a coisas negativas, mas ela possui um lado positivo também. O senso crítico é uma característica muito importante para os profissionais do RH.

Não é apenas saber julgar, e sim ter um pensamento racional, analisando cenários, olhando implicações e consequências.

Ter paciência e resiliência

Está aí uma dupla que é fundamental em qualquer profissão, em especial no Recursos Humanos: a paciência e a resiliência. Trabalhar com pessoas não é algo fácil e por vezes é necessário que o profissional de RH tenha essas duas características para lidar com as situações que aparecem no cotidiano.

Os avanços tecnológicos no dia a dia do RH!

Novas tecnologias ajudam as empresas todos os dias, otimizando o tempo das pessoas que trabalham nela, tirando atividades rotineiras e deixando que elas priorizem coisas mais importantes.

São automatizações para o departamento de comunicação, para o setor administrativo, e para o Recursos Humanos também. Como exemplo dessas tecnologias podemos citar os softwares que ajudam no recrutamento e seleção, enviando questionários e mensurando os resultados.

Recursos Humanos x Departamento Pessoal

É muito comum que as pessoas confundam as áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, pensando que as duas fazem a mesma coisa. Mas, existe uma grande diferença entre elas.

Como dissemos no início do artigo, o setor de Recursos Humanos cuida do colaborador desde o momento do processo seletivo, até a sua demissão. Sendo o responsável por mediar a comunicação e a relação entre trabalhador e empresa.

Já o Departamento Pessoal tem como responsabilidade as questões burocráticas do colaborador, desde o momento que é admitido até o momento em que deixa a empresa, sendo responsável pelos benefícios, vencimentos, contratos, folhas de pagamento, escalas de trabalho, entre outras questões.

Então enquanto o Recursos Humanos cuida de toda a relação do funcionário com a empresa, o Departamento Pessoal é responsável por fazer com que a legislação seja cumprida.

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