Você já se perguntou porque nunca tem caixas abertos quando o supermercado está lotado e quando você chega em uma terça-feira no meio da tarde tem mais caixas que clientes?
Não tem a menor lógica, né?
Naquela linda fila você se pergunta, quem foi o “santo” que pensou isso?
Bom, vou te contar que o buraco do “santo” é bem mais embaixo! Então, encha o seu coração revoltado e emburrado, que não aguenta mais fila, de empatia e vamos lá!
Teste de empatia
Vamos supor que está função seja sua, você é o “santo”! E, aí? Quais os primeiros passos? Quantos funcionários? Quais dias? Quais turnos? Ah, tá tranquilo! Me arruma uma planilha e meia hora que eu resolvo! Como diriam os mais sábios, devagar com o andor que o santo é de barro. Temos regras! É jovem gafanhoto, nem tudo são flores nessa vida e essas regras não são flor que se cheire! Nossa eu tô demais, tá pegando as referências?
É preciso seguir a CLT, ela mesma, aquela que você só ouve falar, e tem mais, além da CLT, é preciso avaliar os acordos de classe feito junto aos sindicatos e portarias do Governo. O buraco já está ficando maior não é verdade?
Vou te contar só uma dessas regrinhas pra você sentir o drama, não é permitido manter o colaborador mais que 21 dias sem folga aos domingos. E, daí? Qual é o dia que você vai no supermercado fazer compras com calma? Que a sua mãe vai? Que a sua tia vai?
Sempre tem aquele lindo domingo de sol no mês que você acorda cedo sonhando em fazer nada e vem aquela voz do além que diz…“Se arruma que vamos no supermercado, não tem nada nessa casa!”, muito triste o dia que essa voz é a sua, mas isso é assunto pra outro dia.
Você abre o sorriso para a vida e vai munido das suas sacolas recicláveis (vamos salvar o planeta!), uma bela lista e muita disposição para encarar a maratona do supermercado. Carrinho cheio (graças à Deus!), você confere a lista, está tudo certo, vamos para o caixa! Chegamos ao ponto da discórdia! Por quê a Judite tá de folga logo hoje? Porque ela iria completar 21 dias sem folgar neste belo domingo, o que é contra as regras! Ah, mas por que? Tá confuso!
As regras do jogo
Calma, calma, não criemos pânico! Vamos colocar as cartas na mesa.
Você tem 10 colaboradores, que por lei precisam de:
- 1 folga a cada 7 dias
- Uma folga aos domingos a cada 21 dias
- Trabalhar 8 horas por dia
- Ter um intervalo de 1 hora
Vamos colocar nossa base de referência para montar a escala.
- Mês: março de 2020
- Dia de maior pico: sábado
- Importante ter dados de curva de demanda
- Sem restrições
- Através do estudo de dados ou conflitos alguns colaboradores devem ter horários distintos de trabalho.
Are you ready?!?!
Repare que devido a folga a cada 21 dias, o máximo possível para os domingos são 6 pessoas! Se você colocar a carga máxima de 10 colaboradores nos domingos, no 4º domingo você não poderá abrir o supermercado, pois pela lei nenhum dos funcionários poderá trabalhar, loucura né? 💡
Pensando que este é apenas um grão de areia em um deserto de possibilidades, pense em uma empresa que funciona 24/7 com mais de mil colaboradores, a cabeça literalmente explode!
Pra onde vamos? Como ficamos?
É um exercício fascinante se colocar no lugar do outro e aprender algo novo, não é nada fácil, mas te garanto que a minha paciência nas filas de supermercado está em outro nível. O trabalho faz parte das nossas vidas, otimizar a nossa jornada e ter uma experiência mais qualificada e adequada faz toda diferença na nossa carreira.
No lado pessoal, como é frustrante sentir que o seu tempo está sendo desperdiçado ou que você está sendo prejudicado de alguma forma, muitas vezes o gestor não tem menor ideia do que está acontecendo, como vocês perceberam o buraco é bem mais lá embaixo, então precisamos nos munir de informação e começar a buscar soluções que gerem melhores resultados, para o nosso próprio bem e daqueles que convivem conosco.
Fica o desafio! Quer saber um pouco mais sobre esse mundo maravilhoso? Quer ver como essa engrenagem roda? Sigam-me os bons!!