Como se tornar um líder melhor com 7 práticas

Como se tornar um líder melhor

Antes de falarmos sobre cada tópico de como se tornar um líder melhor, é bom que a gente entenda antes o que diferencia um líder de um gerente.

O termo “líder” tem sido muito utilizado no ramo dos negócios ultimamente, e você vai perceber que líderes tem “tomado” o lugar dos gerentes. Mas porque isso tem acontecido?

Um gerente costuma ter uma visão de curto prazo e se preocupa muito em seguir, quase que cegamente, os sistemas da empresa. Justamente por isso, um gerente quase nunca é inovador e inspirador para sua equipe. Ele administra a equipe, ao invés de liderá-la.

Um líder tem habilidades estratégicas que ajudam a equipe, e está mais preocupado em inovar e pensar fora da caixa para resolver problemas, além de focar sempre nas pessoas da sua equipe, para manter todos unidos e motivados.

Algumas práticas que você vai ler neste texto podem parecer meio óbvias ou talvez pareçam simples demais, mas é muito importante que você relembre-se delas, pois elas são muito importantes. Preparado para ser um líder melhor? Então vem comigo!

O que é, realmente, ser um líder?

Ser um líder é conseguir olhar para si mesmo, identificar suas forças e fraquezas e olhar para a sua equipe e identificar isso nela também e, após fazer isso, direcionar e coordenar o trabalho para que a equipe tenha um desempenho de excelência e alcance os objetivos da empresa.

É também ser capaz de inspirar sua equipe, através do exemplo, a sempre trabalhar com foco e dedicação, buscando os melhores resultados possíveis. É conseguir analisar e medir o desempenho do trabalho e tomar decisões estratégicas com esses dados, é estimular o desenvolvimento pessoal de cada membro da equipe e muito mais!

Logo abaixo, classifiquei, sem ordem de importância ou prioridade, 7 práticas essenciais para que todo líder possa desempenhar sua função com excelência!

As 7 práticas para ser um líder melhor

Agora que você já sabe o que realmente é, chegou a hora das nossas 7 práticas para que todas as pessoas que almejam serem excelentes líderes devem ter.

UM BOM LÍDER DEVE:

1. Ser um bom coach

Nós temos escutado muito esse termo “coach” ultimamente, não é mesmo?

Para algumas pessoas, a palavra “coach” traz um significado negativo, pois tem se banalizado muito, mas em sua essência, um coach é uma pessoa que é capaz de ensinar e treinar outras, para que elas alcancem melhores resultados.

Um bom líder consegue fazer exatamente isso com sua equipe. Ele analisa e entende os pontos fortes e fracos de cada um e se empenha em ajudar seus liderados a buscarem ser cada vez melhores tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Isso é o que chamamos de um líder coach.

2. Ser produtivo, sempre buscando resultados

Ser produtivo é algo exigido de todo e qualquer colaborador, mas os líderes devem entregar isso sempre um pouco além, ou como costumo falar, “sempre entregar 110%”.

E por que ele deve fazer isso, você deve estar se perguntando? Porque é essencial que a liderança aconteça na base do exemplo positivo. Quanto mais alguém em posição de liderança se esforça e isso é percebido, mais a equipe se motiva também.

Uma equipe motivada sempre irá se esforçar para alcançar resultados excelentes e ter um índice de produtividade igualmente excelente. Acredite nisso.

3. Dar e recebe feedbacks

Você sabe o que é uma cultura de feedback? Vou explicar aqui de maneira bem resumida.

Se você não pratica isso em sua empresa, vai perceber que as pessoas tendem a ver o Feedback como uma crítica, e isso traz sentimentos ruins. Ninguém gosta de ser criticado.

Mas quando olhamos para o feedback como algo positivo e construtivo, dando abertura para que todos possam dar e receber feedbacks, a situação muda. O feedback tem o propósito de mostrar como as coisas estão indo, para que todos (inclusive líderes) tenham consciência de seu desempenho e comportamentos e possam buscar melhorar.

Quando todos passam a entender o quanto isso é positivo, a empresa começa a “andar para a frente” de maneira positiva, sempre corrigindo o que precisa e reconhecendo o que está muito bom.

4. Adequar sua comunicação

Toda pessoa é única, e todos sabemos disso. Mas porque não nos preocupamos em passar informações de maneira diferente?

Não estou falando sobre segmentar a informação e guardá-la ou escondê-la de pessoas na empresa, mas sim de passá-la de maneira diferente para cada um.

Cada ser humano assimila as coisas de maneiras diferentes e, por isso, quando um líder entende como uma pessoa da sua equipe funciona, ele pode adequar sua comunicação para que ela seja o mais clara e transparente possível e possa ser assimilada da melhor maneira para esse membro do time.

5. Ter e disseminar uma visão estratégica

Uma equipe sem visão estratégica não consegue desenvolver bem seu trabalho e nem se planejar para que atinja os objetivos e metas que foram definidos pela empresa.

Todo líder que preza por excelência tem uma visão estratégica do negócio e consegue fazer com que toda a sua equipe também tenha essa visão, para que todos possam caminhar juntos na tarefa de atingir os objetivos e metas que foram definidos.

6. Se planejar e traçar estratégias

Não adianta nada ter visão estratégica, mas não colocá-la em prática, não é mesmo? Portanto, utilizando a visão estratégica de toda a equipe, planos e estratégias devem ser traçados e definidos para que as metas da empresa sejam alcançadas.

7. Gerenciar conflitos

Pessoas têm visões e opiniões diversificadas sobre tudo no mundo e na vida, e essa divergência de opiniões costuma gerar um pouco de conflito entre as pessoas, e isso não seria diferente no ambiente de trabalho.

Um líder deve ser capaz de gerenciar todos os conflitos de sua equipe, para que a convivência entre os membros do time seja sempre boa e não existam atritos prejudicando a produtividade e o desempenho geral.

Conclusão

Para finalizar, vou revisar com você o que foi visto neste texto.

No começo do texto você entendeu mais sobre a diferença entre líder e gerente, além de o que o realmente é um líder.

Depois disso, você viu as 7 práticas de um excelente líder, que são:

  1. Ser um bom coach;
  2. Ser produtivo e sempre focar em resultados;
  3. Pratica uma cultura de feedback;
  4. Adequa sua comunicação;
  5. Tem e dissemina uma visão estratégica;
  6. Planeja e traça estratégias;
  7. Gerencia conflitos.

E aí, o que você achou do texto? Conta pra gente! Sua opinião é muito importante!

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