Departamento Pessoal: Você sabe o que é esse setor tão importante para a empresa?

Você já reparou no setor de Departamento Pessoal da sua empresa?

Quando se está trabalhando é comum ansiar por aquele dia em que o salário finalmente cai na conta, não é mesmo?

Muitas vezes a pergunta que se faz é: “Será que o RH já pagou?”.

Para muitos colaboradores, a impressão que fica é a de que quem faz todo esse trâmite do pagamento é aquele setor que estava presente na hora em que foi admitido. O que poucos sabem é que essa afirmação não é totalmente verdadeira.

É comum dentro das organizações as pessoas pensarem muito no RH e acabarem esquecendo do Departamento Pessoal. Você sabe a diferença entre os dois? O porquê de ele ser tão importante nas empresas?

Esse artigo tem o intuito de esclarecer algumas coisas sobre esse setor, que muito intimamente é chamado apenas por “DP”.

Afinal, o que é o “Departamento Pessoal”?

O Departamento Pessoal é uma área dentro do administrativo que cuida da parte burocrática dos colaboradores de uma empresa. Ou seja, contratos, burocracias de admissão e rescisão, vencimentos, benefícios, folha de ponto e escalas de trabalho, são exemplos de responsabilidades desse setor.

Então ao esperar aquele dia em que o salário cairá na conta, já se sabe que essa responsabilidade não é do RH, mas sim do DP.

O setor é de grande importância para as empresas, porque ao cuidar da parte burocrática, ele também verifica as leis e faz com que se cumpra a legislação, ajudando a organização a não receber multas por ter algum processo que não esteja dentro das normas estabelecidas.

Mas como surgiu essa área?

Apesar do que muitas pessoas acreditam, o departamento pessoal não é uma função nova na sociedade. Suas atividades eram exercidas desde a época da escravidão, quando os feitores e capitães cuidavam de todas as questões relacionadas aos escravos, por pior que tivesse sido.

Com o passar do tempo, a área foi evoluindo cada vez mais, até se tornar o que conhecemos hoje, com o nome que possui. As transformações do tempo não foram só da área, mas dos profissionais que fazem parte dela também.

O profissional do Departamento Pessoal

É comum encontrarmos pessoas formadas nas áreas gerenciais trabalhando no setor de DP. A instrução é algo muito importante para qualquer profissional, pois é através dela que ele consegue autoridade em um determinado assunto. Muito além disso, cursos de especialização de longa e curta duração ajudam na formação de um profissional.

Mas existem aquelas habilidades básicas, que alguns já possuem e outros adquirem ao longo do caminho, para trabalhar nesse setor.

Ser organizado

Ser organizado é algo de extrema importância no DP, afinal, o profissional lidará com informações delicadas da empresa e das pessoas que trabalham nela. É necessário que os responsáveis pelo setor tenham os processos que ocorrem dentro dele bem claros e estejam atentos a todos os detalhes.

Ter responsabilidade

Essa é uma característica necessária para qualquer profissional, não apenas no DP. Ter responsabilidade com os deveres e as coisas é de extrema importância. Nesse setor, em especial, é necessário pois os profissionais lidam com documentos importantes dos colaboradores e da empresa.

Saber trabalhar em equipe

O trabalho em equipe também é importante em todas as profissões, mesmo que os processos pareçam ser individuais, é necessário sempre estar aberto para trabalhar com outras pessoas, compartilhando informações ou auxiliando.

Gostar de aprender

Uma pessoa nunca sabe tudo sobre um assunto, todos os dias novas técnicas são descobertas para facilitar o trabalho. É importante que esse profissional esteja sempre antenado às novidades.

Muito além disso, quem trabalha no departamento pessoal precisa estar sempre super antenado sobre as convenções coletivas que afetam a empresa em que estão, além da legislação e mudanças que podem ocorrer nela.

Os avanços das tecnologias e o DP

Com o passar dos anos, as tecnologias foram auxiliando várias profissões, ajudando os profissionais em tarefas rotineiras para que eles pudessem se concentrar no mais importante. Com o departamento pessoal, não foi diferente. Novas tecnologias foram descobertas e vem facilitando a vida do profissional de DP e a sua atuação.

Como exemplo, podemos citar os programas que ajudam na hora de fazer a folha de pagamento dos funcionários, pontos que não precisam ser escritos a mão e até mesmo softwares que facilitam a vida na hora de alocar o trabalhador nas escalas de trabalho.

É preciso que os profissionais de DP, tenham em mente, que esses programas vieram apenas para facilitar e ajudar no trabalho diário, tendo assim a cabeça aberta para as mudanças.

O que muda com o eSocial?

Mas o que o eSocial tem de ligação com esse setor da empresa? A resposta para isso seria tudo. Esse sistema é uma forma de fazer com que a fiscalização sobre as empresas seja feita de uma maneira mais rápida e constante.

Com ele, as informações pertinentes da empresa serão enviadas online, em formatos e sistemas próprios. Algumas dessas informações tem relação com as atividades do Departamento Pessoal, já que são referentes aos colaboradores que trabalham na empresa.

Nesse momento, os softwares, a organização e o trabalho em equipe serão de grande ajuda para os profissionais dessa área. Principalmente os programas, se eles estiverem preparados para os formatos que o sistema do governo precisará.

Departamento Pessoal x Recursos Humanos

Mas ainda fica uma dúvida em várias pessoas: mas para o RH e o DP é preciso o mesmo tipo de profissional? Como foi dito, os dois setores são diferentes um do outro, por este motivo o estilo de profissional que cada setor precisa não será igual.

A pessoa que trabalha com Recursos Humanos está preparada para o recrutamento e seleção de candidatos para vagas existentes na empresa. Além disso, ela é responsável pelo bem-estar dos colaboradores, desenvolver treinamentos, entre outras ações.

O profissional do Departamento Pessoal tem uma missão mais fixa, sendo responsável pelas questões legais, cuidando de todas as burocracias relacionadas ao colaborador desde o momento da admissão, até a hora em que ele deixa a organização.

Agora ficou mais fácil de diferenciar os dois setores, não é?Trabalha com departamento pessoal? Compartilhe sua experiência conosco e mostre esse conteúdo para outras pessoas que possam se interessar por ele!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *