5 Indicadores essenciais para o varejo

Usar números, vindo de indicadores para entender o consumidor e o mercado é prática comum entre grandes empresas, o que explica o alto desempenho que conseguem entregar.

Você não consegue melhorar aquilo que não consegue medir. Lembre-se disso!

O uso de dados para definição de metas e objetivos é o que toda empresa deve fazer, caso tenha interesse em melhorar seus processos, seu atendimento, a fluidez da loja e, principalmente, o lucro da empresa.

Você analisa indicadores para tomar decisões e dar um direcionamento para a empresa em que trabalha? Nesse texto você verá 5 indicadores muito importantes para todo o varejo!

Por quê usar indicadores?

Índices ou indicadores são apenas números, a mágica acontece quando você é capaz de analisar os indicadores e, baseando-se neles, tomar decisões.

A otimização dos resultados de uma empresa depende de uma estratégia bem desenhada para atingir seus objetivos.

Um gestor que não tem dados, não tem como traçar objetivos, sem objetivos não há como definir uma estratégia e sem estratégia não há mudança.

Quando falamos em varejo, precisamos trazer números e indicadores relevantes para entender o funcionamento da loja e o comportamento do consumidor, pois com informações relevantes, a tomada de decisões é mais assertiva e mais rápida.

Por esses motivos, o uso e análise de indicadores se tornou uma atividade de extrema importância na vida de gestores do varejo.

Ticket Médio

Criar estratégias comerciais pode ser um desafio. Principalmente se não estamos munidos de dados relevantes para estruturar essas estratégias e realmente otimizar os resultados.

O ticket médio significa o quanto cada pessoa, em média, compra de uma vez quando vai ao seu estabelecimento, ou seja, qual o valor médio da compra de cada cliente.

Para calculá-lo, devemos levantar o valor total de vendas em um período determinado e dividir pelo número de clientes que realizaram as compras nesse mesmo período.

$$ \text"Ticket Médio" = \text"Valor Total de Vendas" / \text"N° de Clientes" $$

Com esse valor em mãos, crie maneiras de aumentá-lo gradativamente e seu negócio estará no caminho certo para o sucesso.

Frequência de Compras

Fazer compras faz parte do cotidiano do varejista, por isso, estar atento aos prazos e preços do mercado pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio.

Por esse motivo, marcar a quantidade de dias entre uma compra e outra, vai entregar previsibilidade para todo esse processo.

Ter essas datas bem organizadas em seu calendário, vai facilitar na hora de pensar na logística de recebimento e armazenamento dessas mercadorias, reduzindo principalmente o tempo de conclusão dessa tarefa.

Faturamento por M²

A distribuição do espaço é muito relevante quando se trata do varejo. Calcular o faturamento por metro quadrado, facilita na hora de pensar o estoque e a distribuição da loja, além de facilitar na hora de analisar se o tamanho da loja é viável para a quantidade de vendas e se vale a pena ou não expandir o tamanho da loja.

Cada detalhe conta para o cliente e um ambiente organizado pode deixar ele bem mais confortável e acolhido em sua loja. Essa distribuição bem feita vai causar grande impacto em sua produtividade e consequentemente, em seu lucro.

Para fazer esse cálculo, precisamos dividir o valor faturado pela área da empresa, o resultado será justamente o valor em reais obtido por cada metro quadrado em sua empresa ou loja.

$$ \text"Faturamento por M²" = \text"Metragem Quadrada Total da Empresa" / \text"Faturamento Total da Empresa" $$

Supermercados e grandes lojas de departamento usam esse modelo tanto para entender o fluxo do estabelecimento, quanto para planejar a viabilidade de expansão da metragem quadrada da loja.

Faturamento por Colaborador

A taxa faturamento por funcionário funciona como um termômetro para a produtividade da sua empresa. Com esse cálculo, fica mais fácil entender sobre seu quadro de colaboradores e sobre a produtividade deles.

Calcular esse índice não gera apenas indicadores financeiros, gera “indicadores humanos” também, ou seja, o quanto seu funcionário está conseguindo se esforçar na sua empresa?

A partir disso, você pode se fazer diversas perguntas para entender mais sobre a produtividade do seu colaborador: Ele se sente satisfeito? Ele se sente motivado para trabalhar nesse ambiente? Ele vê uma carreira que possa ser construída junto da empresa?

Analisar o faturamento por colaborador vai te ajudar com esses questionamentos, buscando entender a realidade vivida por seus colaboradores na sua empresa.

A partir desses dados, será possível construir uma estratégia focada em pontos que realmente precisam de uma atenção especial, sejam eles, financeiros ou humanos.

Em supermercados e grandes lojas de departamento, por exemplo, esse indicador serve para medir toda a produtividade da loja e para quantificar o esforço necessário para atingir os objetivos.  

A conta é simples, devemos dividir o valor do faturamento bruto pela quantidade de funcionários.

$$ \text"Faturamento por Colaborador" = \text"Faturamento Total" / \text"N° de Colaboradores" $$

Cada segmento tem uma quantidade média de faturamento por funcionário, e é interessante estar sempre atento a esse valor, pois caso esteja abaixo da média, significa que os funcionários estão pouco produtivos.

Caso esteja muito acima da média, pode significar excesso de trabalho e os funcionários podem estar sobrecarregados, causando problemas para o RH, como por exemplo, alto Turnover, absenteísmo e altos custos com horas extras, desligamentos e admissões, e esses são indicadores que o RH deve estar sempre atento.

Faturamento por Checkout

No varejo, é comum que existam estratégias para utilizar o checkout para aumentar o lucro da loja.

Por ser um lugar extremamente estratégico para as empresas, o checkout tem sempre um lugar especial no coração dos lojistas. Nele podemos incentivar o consumidor a sentir necessidade por algum produto e realizar uma compra por impulso, aumentando o Ticket Médio da empresa.

Para calcular esse indicador, devemos simplesmente dividir o faturamento da loja pela quantidade de checkouts, temos então, o faturamento de cada checkout.

$$ \text"Faturamento por Checkout" = \text"Faturamento Total" / \text"N° de Checkouts" $$

Com esse número em mãos, podemos começar a analisar o fluxo de cada checkout para otimizá-lo.

Essa otimização vai trazer agilidade para a loja e competitividade para o negócio, que está em um mercado cada dia mais exigente e dinâmico.

Conclusão

Agora é seu momento de se destacar no mercado e usar indicadores para melhorar constantemente seu negócio e aprimorar cada vez mais os resultados!

Sempre desenhe suas estratégias focado em seus resultados e use os indicadores para que você tenha a possibilidade de melhorá-los a cada mês, e comparar com os meses passados para gerar ideias de inovação voltadas especialmente para sua empresa.

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