O RH e o Dia do Trabalho

O dia do trabalho, comemorado todo ano no dia 1º de maio, é uma data de grande importância na história dos trabalhadores e da sociedade.

A data é marcada como um feriado nacional em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Muitos desses locais, possuem a tradição de celebrá-la com festividades.

Mas, apesar de toda a sua importância histórica, a origem da data muitas vezes é esquecida pelas pessoas.

Nesse momento o setor de Recursos Humanos é fundamental para lembrar a todos o que essa comemoração significa.

Quer descobrir um pouco mais sobre a data e o papel do Recursos Humanos diante dela? Vem comigo!

O Dia do Trabalho

Para começar, é preciso primeiro entender um pouco mais sobre essa data. Em 1º de maio de 1886 ocorreu uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos. Os manifestantes pediam pela redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias.

Essa manifestação reuniu milhares de pessoas e deu início a uma grande greve no país. Nos dias que se seguiram, ocorreram vários conflitos com a polícia. Esses confrontos ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket, deixando mortos e feridos.

Em 1889 ocorreu uma reunião na França em que ficou decidido que seria convocada manifestações anualmente para reivindicar a redução da jornada laboral.

Mas foi apenas em 1919 que a França reduziu a jornada de trabalho e definiu que o dia 1º de maio seria feriado. A União Soviética seguiu o exemplo em 1920 e, logo depois, vários países fizeram o mesmo.

No Brasil, o 1º de maio foi declarado feriado apenas em 1925, apesar da data ser comemorada pelos operários desde 1895, tendo como marco uma grande greve que ocorreu em 1917 em São Paulo e fez com que o movimento ganhasse mais adeptos.

No governo de Getúlio Vargas a data passou a ser comemorada com festas populares e celebrações públicas. O então presidente também aproveitou a data para anunciar medidas do seu governos em relação aos trabalhadores:

  • 1940 – criou o salário mínimo;
  • 1941- instituiu a Justiça do Trabalho
  • 1943 – criou a consolidação das Leis Trabalhistas (CLT)

Desde então, o Dia do Trabalho é uma data lembrada e marcada pela luta dos direitos dos trabalhadores.

O RH e o 1º de maio

O 1º de maio é uma data lembrada em todo o país, afinal, é um feriado, mas muito além de um feriado, é uma data que traz a história de muita luta para os trabalhadores. Por esse motivo, deve ter bastante atenção do setor de Recursos Humanos, já que é ele o responsável pelo relacionamento entre empresa e colaborador.

Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar o setor a se preparar para esse dia.

Escute bem seus funcionários!

Antes de qualquer coisa, escute bem os seus funcionários. Assim como elogios sobre o ambiente de trabalho, veja o que eles sentem falta, as reclamações e pedidos que fazem.

Algumas coisas são bem simples de resolver com o diálogo, caso todos estejam dispostos a conversar e sentirem que serão ouvidos.

Melhorias são sempre bem vindas

Mas não basta apenas escutar e não colocar nada em prática. Melhorias no ambiente de trabalho são sempre bem vindas, assim como melhores condições para os colaboradores.

Apesar da CLT ter trazido vários benefícios para os colaboradores, as empresas podem providenciar algumas coisas sem que seja necessária uma lei, com o peso da obrigação, para que seus colaboradores se sintam mais satisfeitos em trabalhar na sua empresa.

Vejam quais são as reclamações/sugestões mais frequentes e que tenha a possibilidade de serem resolvidas pela empresa. É possível até mesmo adotar a estratégia de Vargas e anunciar as novidades no dia do trabalhador.

Conte sobre a data para os colaboradores

Muitas pessoas se esquecem da importância que esse dia teve para todas as pessoas, por isso, conte para os seus colaboradores um pouco dessa história.

Os meios de se fazer isso são muito diversos: desde os canais eletrônicos de comunicação interna até os murais de aviso que possam existir dentro da empresa. Você também pode ser criativo e pensar em uma forma mais lúdica ou mais interativa de fazer isso.

Planeje ações

Não deixe que essa data tão importante para os trabalhadores passe em branco. Planeje ações que mostrem a importância desse dia e o quanto seus colaboradores são importantes para você e para a empresa.

Festas empresariais são comuns no 1º de maio, apesar de ser um feriado, várias empresas convidam seus funcionários e sua famílias para irem até o local de trabalho para comemorarem a data.

Convidar os entes queridos dos seus colaboradores para conhecer o local de trabalho em um dia festivo é bom para que eles conheçam a empresa, o local de trabalho dos colaboradores e também criem um laço com a empresa.

As pessoas que convivem com eles fora dos locais de trabalho podem ter influência na opinião dos mesmos. Isso também contribui para que outras pessoas conheçam a empresa e talentos desenvolvam um interesse de trabalhar no mesmo local.

Mostre a importância do colaborador!

Muito além de ser um dia para descansar ou festejar, o dia do trabalhador é um dia de luta por direitos.

Deixe estabelecido na empresa a importância que os colaboradores possuem para ela e mostre isso a todos. Trabalhar em um lugar que valoriza e respeita é algo que a maioria das pessoas almejam.

O setor de Recursos Humanos é uma das áreas mais estratégicas do negócio, afinal, é o setor que capta e retém os talentos da organização.

Gostou do artigo? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe o texto com os seus amigos!

Você do RH sente que seus colaboradores estão desmotivados? Podemos te ajudar!

Está preocupado com o eSocial? Nós também podemos ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *